É preciso falar com vocês sobre as dificuldades de conscientização do paciente, dos estigmas e sentimentos ao receber um diagnóstico de diabetes.

Primeiramente, o choque e a negação do diagnóstico fazem com que o paciente postergue o cuidado. Isso demostra total necessidade de informação e acolhimento.

O paciente diabético acredita que nunca mais poderá comer um doce, que precisará ficar escravo de uma dieta restritiva e limitada. Essa falta de informação traz a tristeza, ansiedade e por fim a depressão, que é cerca de 30% mais comum entre os diabéticos.

O paciente diabético precisa ter conhecimento da sua doença, da necessidade de acompanhamento e das medidas que ele mesmo pode ter no controle da mesma.

O médico é o detentor da informação, mas precisa acolher, orientar, ensinar o caminho. O sucesso de qualquer tratamento só é garantido quando as metas são criadas em conjunto e o paciente reconhece o seu papel no controle da doença.

É uma doença crônica sim! É grave e requer acompanhamento e cuidados sim! Mas quando controlada, a vida segue normal e sem intercorrências.

Confie! E se você teve esse diagnóstico e ainda não está sabendo lidar, procure ajuda. Converse com médico.