Outubro é o mês de conscientização sobre o combate ao câncer de mama, assim como o seu diagnóstico precoce. Durante esse período são realizadas palestras e ações que visem o bem estar da mulher, orientações sobre a importância de manter hábitos saudáveis e a importância da mamografia e auto exame.

O câncer de mama é cercado de muitas dúvidas, por isso, selecionamos algumas informações que são disseminadas para a população.

Mitos e verdades sobre o câncer de mama:

Coloquei silicone no seio, então posso ter câncer de mama

Mito: O implante de silicone não tem nenhuma relação com o câncer mamário. As chances de uma pessoa que colocou a prótese de desenvolver a doença são as mesmas de uma mulher que nunca passou por essa cirurgia.

Eu fiz o auto exame, então não preciso fazer a mamografia

Mito: O auto exame é importantíssimo, porém se você passou dos 40 anos ou tem histórico familiar, precisa fazer a mamografia anualmente ou sempre que o seu médico recomendar.

As chances de cura são maiores quando os tumores são detectados precocemente.

Verdade: Por isso é tão importante a realização do auto exame das mamas e de outros exames de rastreamento como a mamografia. A possibilidade de uma mulher se curar da doença quando ela é detectada precocemente é de 95%. Caso o diagnostico aconteça mais tarde, as possibilidades caem para 50%.

Alimentação saudável e exercícios ajudam a prevenir a doença.
Verdade: Sabe-se que manter uma rotina saudável e evitar açúcar, gordura e alimentos industrializados ajuda a prevenir muitas doenças, inclusive o câncer de mama. Mas não se esqueça de realizar o auto exame com frequência e fazer o seu check-up anual.

Tenho histórico familiar de câncer de mama, então corro risco de desenvolver a doença.
Verdade: A hereditariedade é um dos fatores da doença, pois o câncer está relacionado a uma mutação genética que em alguns casos pode ser passado para outras gerações. Por isso, se você tem algum caso na família, informe ao seu médico.

Tenho obesidade, por isso corro risco de ter a doença.
Verdade: O tecido de gordura aumenta o nível de hormônios que favorecem o desenvolvimento da doença.

O uso de desodorantes pode causar câncer de mama.
Mito: Não há relação entre os antitranspirantes e a doença.

A amamentação protege contra o câncer mamário.
Verdade: Além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho, amamentar reduz a taxa dos hormônios que possibilitam o desenvolvimento do câncer de mama.

O que é o Câncer de Mama

Uma das doenças que mais afeta mulheres no mundo, o câncer de mama ocorre quando as células se multiplicam de forma desordenada, resultando assim em células anormais que produzem os tumores.

Existem vários tipos de câncer mamário, porém em todos os casos o rastreamento precoce da doença aumenta consideravelmente as suas chances de cura. Faça o auto exame e caso encontre algum nódulo, procure o médico imediatamente.

Como fazer o auto exame:

Ele deve ser feito sempre após a menstruação. Mulheres na menopausa poderão escolher um dia do mês para realizá-lo.

Em frente ao espelho

1 – Observe os seios com os braços caídos;
2 – Coloque as mãos atrás da cabeça e observe as mamas; Veja posição, tamanho e forma dos mamilos;
3 – Coloque as mãos na cintura e faça força. Veja se há alguma alteração nas mamas.

Em pé (pode ser feito durante o banho)

1 – Levante seu braço esquerdo e o apoie sobre a cabeça
2 – Apalpe a mama esquerda com os dedos fazendo movimentos circulares, de baixo para cima, dentro para fora e vice versa.
3 – Repita os movimentos na outra mama.

Deitada:

1- Deite e coloque o braço esquerdo na nuca;
2 – Apalpe a mama esquerda com movimentos circulares;
3 – Apalpe também as axilas.

Caso encontre algum nódulo ou secreção, procure imediatamente o seu médico. A prevenção é a maior aliada contra o câncer de mama.