Depressão é um assunto sério. Se você ou alguém próximo apresentar sintomas, procure um especialista. Segundo o psicólogo Diego Falco, “É importante falar que nem toda tristeza forte pode ser caracterizada como depressão maior, o termo clínico para depressão. A depressão clínica é caracterizada por um sentimento de tristeza na maior parte dos dias, por pelo menos duas semanas. É comum a pessoa depressiva aparentar para os outros estar mais para baixo ou infeliz.”

Muitos a consideram a doença do século, mas o tema em si é muito novo e tem ganhado voz nos últimos anos. A notoriedade se dá por muitos fatos, um deles são os famosos que tiram a própria vida. Chester Bennington, Robbie Willians, Chorão, Kurt Cobain, Amy Winehouse, Heath Ledger dentre outros.
Não há lugar, sexo, idade nem classe social para quem é acometido por esta doença. O parágrafo acima mostra isso. Pense comigo caro leitor, citamos pessoas famosas, com situação financeira confortável e bem-sucedidas no trabalho que apresentaram o transtorno. A depressão como patologia não é algo fácil de se lidar.

Além disso, especialistas no assunto apontam que outros transtornos podem causar a depressão. Ansiedade, estresse dentre outros podem gerar esse quadro. Fique atento nos sintomas descritos no primeiro parágrafo e, não tenha medo de buscar ajuda psicológica nem psiquiátrica. Não é vergonha nenhuma se tratar e todos merecemos ser felizes.

Entretanto, nem tudo está perdido. Há pessoas que superaram a patologia! Este colunista que vos escreve já foi uma pessoa com depressão. Sim, eu tomei remédios quando necessário, fiz acompanhamento psicológico pois necessitei. E, no início do ano, recebi alta do tratamento. Não digo que foi fácil, porque não foi. Mas, com força de vontade, tratamento e apoio, consegui superar esta doença que me acompanha desde meus 17 anos. Hoje estou com 23.

Então, quebre esse tabu. Depressão, não é brincadeira! Caso você ou alguém próximo apresentar os sintomas descritos pelo especialista Diego Falco, busca ajuda profissional. Também não tenha vergonha dela. Ninguém sente vergonha de ser hipertenso ou diabético. Mas pessoas com estas enfermidades procuram médicos para se tratar. Então, faça o mesmo por você e por quem é próximo!