A doença cardiovascular é a principal causa de morte no mundo e sua prevenção está muito relacionada a hábitos de vida saudáveis.

Obesidade, sedentarismo, tabagismo, estresse, hipertensão arterial, dislipidemias e diabetes são fatores de risco modificáveis, cujo acompanhamento regular com cardiologista pode resolver. Mas então, pensando em cardiologia preventiva, quando procurar um cardiologista?

Qualquer pessoa que possua algum dos fatores de risco supracitados, independente da idade, precisa de acompanhamento cardiológico regular. Pessoas assintomáticas e sem fatores de risco, mas com história familiar positiva também necessitam, assim como atletas ou praticantes de atividade física.

Além disso, a presença de qualquer sintoma cardiológico ( falta de ar, dor no peito, tonteira, palpitações, dor na nuca, entre outros) precisa ser avaliado por cardiologista e acompanhado regularmente a fim de reduzir os riscos e evitar desfechos cardiovasculares ruins.

Hoje em dia já foi incorporado à anamnese cardiológica da mulher a sua história gestacional, pois sabe-se que a fisiopatologia da pré-eclâmpsia compartilha de alguns mecanismos com a doença cardiovascular.

Então mulheres que tiveram doença hipertensiva gestacional, pré-eclâmpsia ou eclampsia, diabetes gestacional precisam de acompanhamento cardiológico anual independente da presença de sintomas ou manutenção da hipertensão arterial.