Desde que o COVID-19 chegou ao Brasil, uma onda de medo e pavor tomou conta da população e a incerteza dos planos de futuro fez muita gente desacreditar em dias melhores. Acontece que o mundo inteiro está assim. Não é só na sua casa ou na minha. Não é só na sua cidade ou na minha. É no mundo.

O mundo parou mas seu coração bate, sua respiração flui e a vida continua. Estamos 100% vivos todos os dias e a forma de viver nesse período é o que vai te transformar pós quarentena. Mas se a transformação vai ser boa ou ruim, é você quem vai dizer.

Enquanto para alguns o dia a dia tem sido de estresse e reclamações, alimentando-se de notícias fake ou alarmantes demais, para outros tem sido de ressignificado, de auto-conhecimento, de estudo e crescimento.

Para alguns, a pandemia é uma grande desgraça, um jogo político ou uma guerra biológica e sair vivo dela é o grande objetivo. Para outros, a pandemia é um momento de olhar para dentro de si, reconhecer o que importa e viver cada segundo intensamente ao lado dos seus,  seja fisicamente ou virtualmente.

Até agora, o que mais tem trazido saudade às pessoas, é o convívio pessoal, o contato físico, o calor humano. Antes passávamos o dia na correria, sem perceber o nosso cotidiano, as pessoas que nos cercam e passam por nós todos os dias. Hoje sentimos falta da “tia do cafezinho”, “o joaozinho que vende pipoca na esquina”, pessoas que mal falávamos “bom dia”.

Antes chegávamos em casa exaustos do trabalho, mal dava tempo de dar atenção aos filhos e família. Hoje estamos com eles 24h do dia. Muitos pais reconhecendo qualidades e defeitos que antes não viam nos filhos. Marido e mulher com tempo de colocar o papo em dia, namorar ou até “discutir” alguma pendencia.

Quando isso tudo passar, porque vai passar, acreditem, como você estará? Quem será você pós pandemia? Aquele que reconheceu o real valor das coisas, da família e da vida? Ou aquele que perdeu tempo demais reclamando de tudo ou levando tudo pro lado negativo e esqueceu de viver? A vida está ai. Do mesmo jeito que há dois meses atrás. Mas o seu olhar é que fará a diferença. Pense nisso.