O mês de novembro é dedicado à campanha Novembro Azul. Você sabe como ela surgiu?

Essa iniciativa começou na Austrália em 2003 com um grupo de amigos que iniciou uma ação para chamar à atenção sobre a saúde masculina. Eles foram inspirados pela mãe de um deles, que levantava fundos para combater o câncer de mama. Porém, a campanha começou de uma forma curiosa: eles pediram para que os homens deixassem o bigode crescer, postassem na internet e arrecadassem fundos para uma instituição de caridade.

Já em 2004, o movimento ganhou repercussão e o grupo fundou no mês de novembro a fundação “Movember Foundation Charity”, que é a junção das palavras “November” (novembro) e “Moustache”(bigode). Hoje, o movimento está presente em diversos países do mundo e já arrecadou cerca de 6 milhões de dólares para ações que promovam a saúde masculina.

Após o “Movember” também foi criada a campanha “No shave November”, cuja a tradução para o português significa Novembro sem barbear. O objetivo é pedir para que os homens deixassem a barba crescer e destinassem a verba que seria utilizada em produtos de barbear para instituições que combatam o câncer de próstata.

Quando o Novembro Azul surgiu no Brasil

A Campanha surgiu através do Instituto pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia em 2008 através da campanha “Um toque, Um drible” para conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidar da saúde.

O instituto então começou a partir de 2012 a promover ações focadas na saúde masculina durante todo o mês de novembro.
O Câncer de próstata caracteriza-se como uma multiplicação desordenada nas células da próstata, resultando em um tumor maligno. Pode se localizar apenas em um local ou se espalhar para outras áreas, culminando assim em uma metástase.
A doença não apresenta sintomas na fase inicial, por isso é importante detectá-la através de exames preventivos. Quando mais cedo o diagnóstico for realizado, maiores são as chances de cura.