Bem-Estar e Saúde – Afinal, café faz bem ou mal para o coração?
Quem aí não acha que a vida só começa depois de uma boa xícara de café?
Café é uma das bebidas mais populares do mundo, faz parte da vida de pessoas de diferentes classes socioculturais, estando presente de várias formas na rotina da população.
E o melhor de tudo, é que essa bebida tão universal tem muitos benefícios para nossa saúde
Além de acelerar o metabolismo, melhorar a concentração e estimular a memória, é rico em cafeína e polifenóis e possui efeitos anti-oxidantes in vitro. Baseado nesses dados, um estudo epidemiológico sugeriu que o consumo de café pode inibir a inflamação e consequentemente reduzir o risco de doenças inflamatórias e cardiovasculares.
O risco de hipertensão arterial pode ser reduzido em mulheres que bebem café (4 a 6xic/dia). Um estudo desenvolvido na Faculdade de Medicina de Lisboa, em Portugal, afirmou que o consumo de café pode retardar os sintomas do Alzheimer. Outras pesquisas já provaram que beber café também diminui os riscos de doenças como diabetes tipo 2, depressão em mulheres e Parkinson.
Um novo estudo realizado por pesquisadores dos Estados Unidos mostrou que tomar café regularmente pode fazer bem para o intestino, já que a cafeína melhora a saúde dos microrganismos que vivem no trato digestivo. Claro que, assim como todo excesso, doses elevadas de café vão trazer consequências como taquicardia, palpitação, cefaleia, tonteira e mal estar. Importante manter-se dentro da quantidade diária permitida pra evitar complicações.
Apesar dos estudos não uniformizarem a forma de preparo do café, se descafeinado ou não, e se teve adição de açúcar e leite, e nessa informação favorece bastante os amantes dessa bebida tão singular.
Eu pelo menos adorei saber! E vocês?!
Comentários