A campanha Janeiro Branco é realizada no mês de janeiro e foi criada pelo psicólogo Leonardo Abrahão em 2013. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de se refletir sobre saúde mental das pessoas e quebrar alguns tabus acerca deste tema.

No início do ano é normal repensar as metas alcançadas, realizações pessoais e relacionamentos. Há uma sensação de recomeço e início de um novo ciclo, por isso, as expectativas sobre o êxito ou não das tarefas estabelecidas por nós durante o final do ano aumenta. Pensando nisso, o idealizador da campanha resolveu discutir temas sobre saúde mental e prevenção à doenças da mente durante o mês de janeiro.

Segundo a professora Aline Beckmann, coordenadora do Projeto Roda Vida ( iniciativa do Laboratório de Soluções Educacionais da Faculdade de Psicologia) ainda há muitos tabus e receios que precisam ser superados, pois a saúde mental ainda é tratada como algo de menor importância e fraqueza pessoal. Isso leva muitos indivíduos a não procurarem ajuda por vergonha de tanto ouvirem que os problemas são causados por elas mesmas por falta de fé ou autocontrole.

É preciso quebrar estereótipos e tabus sobre a nossa saúde mental. Somos seres humanos e passíveis de sentir frustrações, medo ou agonia. Quando não conseguimos lidar com esses problemas é preciso procurar por uma ajuda psicológica. Saúde mental e emocional precisam ser refletidas e seus problemas tem solução.