O  luto pode ser devastador em várias situações da nossa vida. Ele pode não necessariamente estar relacionado à morte de alguém, mas ao fim de uma fase de nossa vida ou uma mudança grande na vida de todos de uma comunidade, ou país.

Independente do motivo de você sentir seu luto. Dois sentimentos são muito comuns: Ressentimento e Culpa. Você pode ficar ressentido, culpando os outros ou o mundo pelo estado que você se encontra, ou pelo que aconteceu, ou, você pode se sentir responsável pelo que aconteceu, ou por estar vivo, e sentir uma culpa ainda mais terrível.

Não importa porque seu luto está presente. O que importa, é como você viverá a vida daqui para frente. Como falo constantemente em minhas postagens, a aceitação é um dos melhores caminhos para superação do luto e podermos viver uma vida melhor.

ABRACE A VIDA! Mesmo que tenha seus sentimentos de culpa ou ressentimento, é importante aproveitar a vida que lhe foi dada. É importante, aproveitar a realidade que estamos vivendo. No fim das contas, estamos melhores que nossos antepassados e, apesar de seguirmos em ciclos, as coisas tendem a melhorar.

Sei que nas profundezas da culpa e do ressentimento, isso pode ser realmente difícil, mas também pode ser uma parte extremamente benéfica para você conseguir sair do buraco que você se encontra, por estar valorizando um presente que lhe foi dado.

Viva por quem se foi. Aproveite por quem lutou por você e pela sua realidade. ABRACE A VIDA!

Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.