Como já discutido em postagens anteriores, o luto, é algo completamente normal e, muitas vezes, necessário para a superação da perda de um ser querido. Com o luto, podemos ter também, um sentimento exagerado de culpa que nos rasga por dentro e que pode nos manter em um luto patológico e, sem vida.

Mas você, ainda está vivo. Aceitar o estado atual de sua vida, sem o ser querido ao seu lado, sem os momentos futuros que vocês viveriam juntos, embora difícil, deve ser o caminho.

E como começar a aceitar a sua nova vida?

Comece observando quem ainda está a sua volta. O que você ainda tem em sua vida que não foi embora? Busque entender que a vida e a morte são parte de um mesmo ciclo que foge de nosso controle. Aprenda a viver o presente e a aproveitar cada momento de sua vida. Uma meditação, pode te ajudar nesse processo. Você pode conhecer o Mindfulness, uma forma de meditação para aceitação. Clique aqui e veja o vídeo:

Depois de aceitar e viver seu presente, planeje seu futuro. Faça coisas que nunca fez, mude hábitos e rotinas, viaje e curta cada momento. Descubra, que para ter momentos especiais, você só precisa de si mesmo.

Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.