Sabemos que a alimentação saudável e equilibrada é a chave para uma longevidade saudável e livre de doenças. Na gestação, a alimentação se torna uma aliada na prevenção do ganho de peso e prevenção de complicações cardiovasculares.

Na primeira consulta, baseada no IMC da gestante, história de comorbidades e exame físico, a gestante precisa ser orientada sobre o ganho de peso adequado para sua gestação correr tranquila e com menor risco possível.

Não é recomendado a restrição de sódio (sal), visto que o sódio participa de várias funções sistêmicas e se torna necessário para o desenvolvimento do bebê. Mas exageros também não são aceitáveis. O que normalmente recomendo, é a redução de alimentos industrializados, ultraprocessados e processados, que além de serem ricos em sódio, possuem alto índice de substancias inflamatórias e cancerígenas, que não fazem bem e devem ser evitadas sempre.

A ingestão de alimentos ricos em ácido fólico e suplementação antes da concepção e pelos próximos 3 meses de gestação evita o defeito do tubo neural em 72% dos casos. Alimentos ricos em ômega 3 ajudam no desenvolvimento cognitivo do bebê e alguns estudos falam sobre a redução do risco de parto prematuro.

Sabemos que das poucas coisas comprovadamente eficazes para reduzir pre-eclampsia, uma dieta rica em cálcio é uma delas. Portanto, gestantes com dieta pobre em cálcio, precisam suplementar. Além da suplementação em cápsulas diárias, atentar para o aumento da ingestão dos alimentos ricos em cálcio deve ser a melhor proposta.

Atenção ao açúcar!!! Além de não ter benefício nutritivo algum, seu excesso está associado ao ganho de peso exagerado, risco de diabetes gestacional e pré-eclampsia. Aumentar a ingesta de fibras, cereais e oleaginosas, além de melhorar a função intestinal, são ricos em anti-oxidantes e gorduras boas.

Essa história de que a gestante deve comer por dois já caiu por terra faz tempo. É super importante manter o ganho peso adequado, nutrir-se de alimentos de verdade, o mais natural possível, longe de industrializados, açúcares, refinados e farináceos.

A gestação é uma ótima fase para a mudança de hábitos de vida. Cuide-se, alimente-se bem, Nutra seu bebe de amor e comida de verdade. Protejam-se e façam do prato um grande aliado.