Com alguns sintomas semelhantes, como comentado na postagem da semana passada, às vezes pode ser difícil distinguir entre tristeza e depressão. Por isso, uma melhor compreensão de suas semelhanças e diferenças pode ajudar.

Quando falamos das semelhanças, o luto tem vários sintomas em comum com os sintomas do transtorno depressivo maior como: Tristeza intensa, Insônia, baixo apetite e perda de peso.

No luto complicado, uma condição anormal do processo do luto, todas essas sensações se prolongam e se intensificam, se assemelhando ainda mais com a Depressão. Comportamentos autodestrutivos também podem aparecer, juntamente com ideações suicidas, o que pode nos demonstrar o começo de uma depressão.

Se você estiver tendo pensamentos suicidas, entre em contato com o CVV (188) para obter apoio e assistência.

A principal diferença entre o luto e a depressão é que o luto tende a diminuir com o tempo e ocorre em ondas que são acionadas por pensamentos ou lembranças de quem se foi. Em outras palavras, a pessoa pode se sentir relativamente melhor em certas situações, como quando amigos e familiares estão por perto para apoiá-la.

Mesmo assim, fatores desencadeantes como o aniversário do ente querido falecido ou ir a um casamento depois de finalizar um divórcio podem fazer com que os sentimentos voltem à tona com mais força.

A depressão, por outro lado, tende a ser mais persistente e generalizada. Uma exceção a isso seria a depressão atípica, na qual eventos positivos podem trazer uma melhora no humor.

Uma pessoa com depressão atípica, no entanto, tende a apresentar sintomas que são opostos aos comumente experimentados com luto, como dormir excessivamente, comendo mais e ganhando peso.

Com essas diferenças gerais entre a depressão e o luto, podemos começar já analisar o que estamos vivendo. Sempre importante falar, como comentado neste artigo, que o luto pode levar a uma depressão. Na próxima postagem falarei mais sobre como diferenciar os dois.

Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.