Saúde Mental – Viva ao estar vivo
O Câncer pode fazer com que desistamos da vida antes mesmo dela acabar. Continuando a falar sobre isso, acho bom reforçar uma coisa: Se você está vivo, Viva!
Quando pesquisamos relatos de pessoas com câncer ou que vivenciaram qualquer outra doença terminal, um relato muito comum é o de que elas muitas vezes quiseram desistir. Seja por estar sofrendo com a dor, por não sentirem que estão melhorando ou por terem perdido a esperança.
Uma dica para superação dessa fase é de tomar vantagem de tudo que lhe é oferecido. Pode não parecer, mas tudo a sua volta está lá para te ajudar. Faça uso da ajuda de familiares e amigos e de todos profissionais da saúde a sua disposição.
Busque uma nova ordem em sua vida, um novo começo, um novo eu. Use sua nova força e coragem para te definir. Não deixe a doença fazer isso.
O câncer com certeza é uma doença que muda a vida de todos que possuem uma ligação com ele. Ele pode trazer um caos nunca experimentado antes e parecer destruir tudo que você é. Sem essa estrutura, é fácil se sentir desesperançoso.
Use o caos e se reconstrua como um novo ser com base no suporte dos outros, na sua força, na sua luta e na sua vitória. Vença um dia por vez, busque vencer cada batalha e no fim da guerra, seja lembrado por sua força. Se redefina e não deixe que a doença defina quem você é.
Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar a aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.
Comentários