O dia Internacional da mulher é uma data para se refletir sobre a luta pela igualdade de gêneros, os direitos e conquistas das mulheres ao longo dos anos. Muitas pessoas pensam que essa iniciativa surgiu devido ao incêndio na fábrica de tecidos em Nova York, nos Estados Unidos. Mas na verdade, a história começou alguns anos antes.
As primeiras manifestações iniciaram em uma passeata em 1909, no mês de fevereiro, em Nova York quando cerca de 15 mil mulheres lutavam por melhores condições de trabalho. Elas trabalhavam em jornadas de 16 horas diárias, inclusive aos domingos e ganhavam salários baixos. No ano seguinte, foi celebrado, no dia 28 de fevereiro, o primeiro dia da mulher em solo americano.
Em 1911, na Europa, cresciam diversos movimentos que reivindicavam os direitos das mulheres. Países como Alemanha, Áustria, Dinamarca realizavam comícios para lutar por melhorias de condições de trabalho, direito ao voto e ocupação de cargos públicos. A sugestão de que esse dia fosse lembrado todos os anos surgiu do Partido Socialista da América durante a 2ª Conferência Internacional de Mulheres Socialistas pela alemã Clara Zetkin.  A sugestão foi aprovada e, assim, nasceu o Dia Internacional da Mulher.
Por que a data é comemorada no dia 08 de março?
No início de 1917, na Rússia, ocorreram manifestações de trabalhadoras por melhores condições de vida e contra a Primeira Guerra Mundial. Esses protestos foram reprimidos e iniciaram a Revolução Russa. A marcha das mulheres Russas, que ocorreu em 28 de fevereiro pelo antigo calendário Russo e 08 de março pelo calendário gregoriano, instituiu o Dia Internacional da Mulher.
A data só foi oficializada em 1975 em uma resolução na Organização das Nações Unidas (ONU) como objetivo de lembrar as conquistas sociais, culturais e políticas das mulheres.