Apesar de a maioria das pessoas estarem vacinadas, não podemos dispensar os cuidados para combater a Covid-19. Segundo autoridades da Organização Mundial de Saúde (OMS), a variante Omicron não provoca tantos casos graves como a Delta, mas mesmo assim, é preciso estar atento para não se contaminar neste feriado e transmitir o vírus para outras pessoas.

Atualmente, um dos grandes desafios para os médicos é a Covid Longa. Segundo a OMS são sintomas decorrentes da doença que permanecem na pessoa após quatro semanas decorrentes da infecção. Estudos realizados por pesquisadores no Reino Unido identificaram 115 sintomas persistentes relatados por pessoas que tiveram o Coronavírus. Entre eles estão: falta de ar, tosse persistente, fadiga, febre, espirros, dor no tórax e febre.

Por isso, antes de viajar ou visitar amigos e familiares, faça o teste de COVID-19. Se o resultado for positivo fique em casa e se isole. Caso dê negativo, não esqueça das recomendações da OMS: use sempre máscara, higienize as mãos com álcool gel, lave as mãos por 20 segundos e respeite o distanciamento social.

O Cuidado e a prevenção combatem doenças e salvam vidas. Cuide-se!