Como já falamos em outras postagens desta coluna, a culpa pode ser um sentimento muito presente em pessoas que vivenciaram uma perda. Ela pode ser devastadora, causar grande sofrimento e trazer prejuízos em diversas áreas da vida.

Pela culpa, podemos querer evitar amigos e familiares, nos isolarmos e nos punir de todas as maneiras possíveis. Uma das coisas que pode fazer essa culpa aumentar e demorar ainda mais para ir embora, é o possível sentimento de alívio por estar vivo, por não ter sido você, o escolhido para ir desta para uma melhor.

Importante falar que por mais terrível que pareça, você pode SIM se sentir aliviado por ainda estar vivo enquanto passa pelo processo do luto. Como também falado em postagens anteriores, não temos controle de todas as coisas em nossa vida, na realidade, não temos controle da maioria das coisas da nossa vida, e a morte, é uma dessas coisas.

Sentir-se aliviado por estar vivo, é normal e apenas mostra que você valoriza sua vida e as pessoas ao seu redor. Aprenda então aceitar a vida como é, aceite que você pode sentir a sua perda, passar pelo seu luto, mas ainda aproveitar o alívio por estar vivo e poder passar mais tempo com quem você gosta.

Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.